Cuidados Domiciliários em pessoas com Demência – All4Senior
Cuidados Domiciliários em pessoas com Demência – All4Senior

Em Portugal, estima-se que existam cerca de 200.000 pessoas com demência. A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência, afetando cerca de 60% a 70% dos casos. Um número que, infelizmente, tende a aumentar com o envelhecimento da população. O facto é que, para muitas famílias, cuidar de um familiar com demência pode ser um desafio. Tanto fisicamente, como emocionalmente.

Os cuidados domiciliários podem oferecer uma solução viável, proporcionando à pessoa com demência o apoio e os cuidados de que necessita no conforto da sua casa. Neste artigo, analisamos os principais desafios e benefícios, para tomar uma decisão mais informada.

Os Cuidados Domiciliários e a sua importância para pessoas com Demência

Os Cuidados Domiciliários e a sua importância para pessoas com Demência

Como já vimos num artigo anterior, os cuidados domiciliários consistem na prestação de cuidados e apoio a pessoas que necessitam de assistência no seu dia-a-dia, no conforto da sua casa. Estes serviços podem, ser personalizados, para que atendam às necessidades específicas de cada indivíduo. Desde ajuda com tarefas básicas, como tomar banho e vestir-se, até à preparação de refeições, administração de medicamentos e acompanhamento em consultas médicas.

No caso de pessoas com demência, os cuidados domiciliários podem ser especialmente benéficos. Estes, permitem que a pessoa permaneça no seu ambiente familiar, rodeada de memórias e afetos. Esta familiaridade pode ajudar a reduzir a ansiedade, a agitação e outros sintomas comportamentais da demência e ainda a progressão da doença. Além disso, os cuidados domiciliários podem proporcionar às famílias um descanso muito necessário, permitindo-lhes tempo para cuidar de si mesmas ou de outras responsabilidades.

Quais são os principais desafios dos Cuidados Domiciliários em pessoas com Demência?

Quais são os principais desafios dos Cuidados Domiciliários em pessoas com Demência?

Apesar dos muitos benefícios – que analisamos a seguir -, os cuidados domiciliários em pessoas com demência apresentam alguns desafios. Um destes principais desafios é, por exemplo, encontrar um cuidador qualificado e experiente. Entre outros aspetos, que seja capaz de fornecer os cuidados de que a pessoa necessita.

Outro desafio pode ser, simplesmente, o lidar com os sintomas da demência, que podem variar de pessoa para pessoa e podem mudar ao longo do tempo. Os cuidadores também podem ter de lidar com questões emocionais difíceis, como a perda de memória e da capacidade cognitiva da pessoa.

Quais são os principais benefícios dos Cuidados Domiciliários em pessoas com Demência?

Os benefícios dos cuidados domiciliários em pessoas com demência são muitos, e variados. Além de permitirem que a pessoa permaneça no seu ambiente familiar, os cuidados domiciliários podem, também:

Melhorar a qualidade de vida

Melhorar a qualidade de vida

Ao receber os cuidados de que necessita no conforto da própria casa, a pessoa com demência pode ter uma vida mais feliz e mais plena.

Atrasar ou evitar a necessidade de institucionalização

Evitar a necessidade de institucionalização

Em muitos casos, os cuidados domiciliários podem ajudar a evitar a necessidade de institucionalização num lar de idosos, ou outra residência de cuidados.

Reduzir o stress e a ansiedade

Reduzir o stress e a ansiedade

A familiaridade do ambiente (por exemplo, a pessoa estar rodeada dos seus objetos e cheiros da sua casa, que o levam às suas memórias) e a rotina regular dos cuidados domiciliários podem ajudar a reduzir o stress e a ansiedade da pessoa com demência, levando a uma progressão mais lenta da doença.

Proporcionar às famílias um descanso muito necessário

Proporcionar às famílias um descanso muito necessário

Os familiares podem ter um descanso muito necessário, sabendo que a pessoa está a ser acompanhada por um profissional qualificado. Os cuidadores podem oferecer apoio às famílias, ajudando-as a lidar com os desafios da demência.

Os cuidados domiciliários são uma opção valiosa para pessoas com demência, assim como para as suas famílias. Apesar dos desafios, os benefícios dos cuidados domiciliários são muitos, e podem ter um impacto significativamente positivo na qualidade de vida da pessoa com demência.

All4Senior: especialistas em Cuidados Domiciliários!

Um serviço de Cuidados Domiciliários personalizado pode fazer toda a diferença. Ao escolher a All4Senior, garante cuidados de qualidade, conforto e a tranquilidade! Não espere mais, tome a decisão certa e contacte-nos hoje mesmo:

    Oferecermos a melhor assistência personalizada e garantimos o seu bem-estar, ou do seu familiar.