O verão é, por norma, um período de boas energias! É sinónimo de descanso, dias longos e temperaturas elevadas. No entanto, o verão também traz consigo uma série de desafios. Especialmente, para a população idosa, que requer atenção e cuidados especiais.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os idosos são, claramente, os mais vulneráveis aos efeitos do calor. Assim, para garantir a qualidade de vida dos mais idosos, especialmente nos meses mais quentes do ano, é importante adotar algumas medidas preventivas e cuidados especiais. Vejamos…
Porque é que o verão é especialmente perigoso para os idosos?
Efetivamente, os idosos estão mais sujeitos a problemas de saúde no verão. Isso, acontece por diversos motivos:
- Em primeiro lugar, o corpo dos idosos tem uma maior dificuldade em regular a temperatura interna. Este aspeto, pode levar a quadros de desidratação e exaustão. Além disso, alguns medicamentos – comuns na terapia de doenças crónicas -, podem interferir na regulação da temperatura corporal, e agravar a probabilidade de doenças cardiovasculares e respiratórias.
- Outra situação, depara-se com o facto de os idosos, no verão, passarem mais tempo em casa, com as portas e janelas fechadas. Algo que eleva a temperatura do ambiente. Este hábito, somado ao calor, pode gerar um efeito “estufa” no interior das casas. O que prejudica, ainda mais, a saúde das pessoas mais idosas.
Neste âmbito, também os idosos com determinadas condições de saúde, como doenças cardíacas, diabetes, hipertensão e problemas renais, são particularmente suscetíveis aos efeitos do calor. Pelo que necessitam de cuidados redobrados.
Algumas medidas de prevenção para os idosos no verão
De facto, algumas medidas simples podem ajudar. Não só a garantir a saúde, mas também o bem-estar dos idosos no verão. Aqui, indicamos 6 das mais importantes, para que os cuidadores e a família façam a sua parte:
Beber muita água
É importante manter o organismo hidratado. Os idosos devem, no mínimo, beber 2 litros de água por dia. Preferencialmente, à temperatura ambiente e em pequenas quantidades.
Roupas leves e frescas
Opte por roupas claras, de tecidos leves, que facilitem o contacto com o ar, como algodão e linho. É importante, também, evitar o uso de roupas apertadas e que dificultem a transpiração.
Ambiente fresco
Manter cortinas e persianas fechadas durante as horas mais quentes do dia, pode ajudar a bloquear a entrada de luz solar direta, mantendo o ambiente mais fresco.
Evitar a exposição solar
Sempre que saírem de casa, devem procurar fazê-lo nos horários mais frescos. Evitando, assim, a exposição direta ao sol. Ainda, quando saírem, lembre-se dos chapéus ou bonés e protetores solares.
Alimentação saudável
Especialmente, no verão, uma dieta leve e equilibrada, com muitas frutas, verduras e legumes, é bastante relevante. Os alimentos pesados podem dificultar a digestão e gerar mal-estar.
Sinais de alerta
Apesar de todos os cuidados, é importante estar atento a sintomas como tontura, desmaio, dor de cabeça, náuseas ou vómitos. Se algum desses sinais se manifeste, é fundamental procurar ajuda médica imediatamente.
Cuidar da saúde dos idosos no verão é, efetivamente, uma tarefa importante, que deve ser levada a sério. Adotar medidas preventivas simples, como beber água e manter o ambiente ventilado, pode ajudar a garantir a qualidade de vida nesta época do ano. É fundamental que os cuidadores e familiares estejam atentos a sinais de alerta e procurem a ajuda médica sempre que necessário.
All4Senior: especialistas em Cuidados Domiciliários!
Um serviço de Cuidados Domiciliários personalizado pode fazer toda a diferença. Ao escolher a All4Senior, garante cuidados de qualidade, conforto e a tranquilidade! Não espere mais, tome a decisão certa e contacte-nos hoje mesmo:
Oferecermos a melhor assistência personalizada e garantimos o seu bem-estar, ou do seu familiar.